Saiba como evitar receber faturas de luz e gás com estimativas

Saiba como evitar receber faturas de luz e gás com estimativas

Receber uma fatura enorme de luz ou gás com base em estimativas das empresas fornecedoras é algo que acontece com frequencia.

As empresas fazem uma estimativa com base em consumos anteriores e enviam as faturas aos consumidores.

Por vezes essas faturas comportam valores enormes que não refletem a realidade do consumo dos seus clientes.

Estas estimativas podem fazer sentido para as empresas mas são uma dor de cabeça para os consumidores.

Como evitar faturas de luz e gás com estimativas

Fonte:Diário da República

Desde Julho de 2016, as empresas que comercializam a eletricidade e o gás estão obrigados a dizer nas faturas quais os dias exactos em que se deve mandar a contagem.

Se você respeitar as datas e enviar as mesmas nesses dias indicados e se acontecer que a sua contagem não tenha sido aceite,passa a ter todos os motivos para fazer uma reclamação.

O que mudou

  • As faturas de eletricidade são a partir de agora obrigadas a indicar exactamente qual a data em que a leitura da contagem deve ser realizada e comunicada ao fornecedor.

O que diz o documento do Diário da República

  • 1. Os comercializadores e os comercializadores de último recurso devem informar os seus clientes em BTN da data ou datas preferenciais para comunicação de leituras por parte destes.
  • 2. O disposto no número anterior concretiza-se através da identificação dessa data ou datas, de forma visível e clara, na fatura de eletricidade apresentada ao cliente, devendo esta data ou datas ser consistente com a data e a periodicidade de faturação adotada pelo comercializador.
  • 3. A recolha de leituras de clientes, quando operacionalizada por meios disponibilizados pelo comercializador ou comercializador de último recurso, deverá de imediato dar origem à sua comunicação ao operador de rede para inclusão na informação constante do registo do ponto de entrega.
  • 4. Para efeitos de melhoria do processo de faturação aos clientes finais de eletricidade, os operadores de rede devem informar todos os comercializadores e comercializadores de último recurso, relativamente a cada um dos pontos de entrega das respetivas carteiras, qual a data de faturação dos encargos associados ao acesso às redes.