Referendo sobre a permanência de Portugal na União Europeia

Não está agendado nenhum referendo sobre a União Europeia em Portugal.

O Bloco de Esquerda começou a dar voz, insistido no referendo à União Europeia.

Vozes que pedem por um referendo em Portugal;

  • No dia 5 de Julho,num artigo de opinião publicado no DN,Francisco Louçã escreveu,“Um referendo, que nos dizem impossível, será inevitável”.Referindo-se a um  referendo sobre as sanções contra Portugal.
  • No dia 2 de Julho 2016,o Movimento Alternativa Socialista desafiou a Esquerda para um referendo em Portugal.

Posição dos partidos sobre a realização de um referendo em Portugal;

  • O Bloco quer referendar os portugueses sobre a União Europeia, mas neste momento nenhum dos outros partidos parece dar ouvidos a estas pretensões.
  • O que o Bloco de Esquerda defende não é explicito sobre se defende um referendo sobre o tratado orçamental ou sobre a saída da União Europeia.
  • Em Portugal nenhum dos principais partidos deseja que haja um governo sobre a permanência de Portugal no seio da União Europeia,ou mesmo sobre o tratado orçamental,para já.

Fonte;Observador-Ninguém quer, mas o BE insiste no referendo à União Europeia.

Como é óbvio,esta situação pode ser alterada num futuro não muito longínquo,dependendo das consequências para a Europa do Brexit,o referendo que ditou a saída do Reino Unido da UE.

Esquerda “radical”?

Os membros bloquistas,no seguimento do resultado britânico,lembram agora publicamente o que a esquerda “radical” em Portugal sempre terá defendido e começam a atacar os partidos “moderados” que se encontram no centro do espectro politico português.

Resto da Europa

Vozes de descontentamento em toda a Europa ecoaram imediatamente ao conhecimento dos resultados do referendo no Reino Unido.

A extrema direita em França foi a primeira a felicitar o resultado através de Marine Le Pen,outros países se seguiram com vozes a levantarem-se na Holanda,Itália e Finlândia entre outros.

Nas noticias;

TVI24-Francisco Louçã diz que sanções são ilegais e referendo é inevitável

  • No seguimento de ameaças feitas por Bruxelas,de aplicar sanções a Portugal por causa do défice.
  • O ex líder do Bloco de Esquerda Francisco Louçã,afirmou que as sanções a Portugal por parte da comissão europeia são ilegais e que um referendo em Portugal no futuro sobre as sanções contra Portugal,é inevitável.
  • Palavras de Francisco Louçã,“Um referendo, que nos dizem impossível, será inevitável”.

2 de julho 2016

RTP NoticiasMovimento Alternativa Socialista desafia a Esquerda para referendo

  • O dirigente do MAS – Movimento Alternativa Socialista Gil Garcia desafiou hoje a Esquerda para promover o referendo sobre a presença de Portugal na União Europeia .

26/junho/2016

DN-Catarina Martins quer referendo à UE se houver sanções contra Portugal

  • Bloco pode avançar com proposta de consulta popular se o Governo não “tomar posição contra a chantagem” da Comissão Europeia

TSF-Marcelo afasta referendo em Portugal

O Presidente da República disse que um referendo em Portugal, como aconteceu em Inglaterra, “é uma questão que não se põe”, justificando que Portugal “quer continuar na União Europeia”.

SIC NOTICIAS-Marcelo diz que Portugal está firme e vai continuar na União Europeia

  • O Presidente da República diz que um referendo em Portugal sobre a União Europeia é uma questão que não se coloca. Este domingo, em Torres Vedras, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que Portugal está firme e que vai continuar no grupo europeu.

RTP NOTICIAS-PSD e CDS rejeitam qualquer referendo sobre a Europa

  • Pedro Passos Coelho e Assunção Cristas assumiram esta posição perante a proposta de referendo apresentada pelo Bloco de Esquerda.

NOTICIAS AO MINUTO-CDS recusa referendo em Portugal e pede solução célere para Brexit

  • A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, recusou hoje a possibilidade de colocar na agenda um referendo em Portugal sobre a Europa e pediu um solução célere para a saída do Reino Unido da União Europeia.

EXPRESSO-Jerónimo de Sousa com dúvidas em relação a um referendo em Portugal

  • O secretário-geral do PCP diz que o país deve estar preparado para se libertar do euro.

25/JUNHO/2016

DN-Partidos unidos contra um referendo em Portugal

O cenário de realização de um referendo sobre a permanência de Portugal na União Europeia (UE) está para já afastado

A maioria dos partidos portugueses – embora com algumas diferenças de posição em relação ao processo de integração e à defesa da soberania – não querem colocar essa consulta popular na agenda, à semelhança do que aconteceu no Reino Unido.

Artigos relacionados com o tópico União Europeia;