Novo resgate para portugal

Informações sobre a possibilidade de um novo resgate da Troika para Portugal.

Portugal para já,não fez nenhum pedido de resgate aos membros da Troika.

Governo português afasta a ideia de um novo resgate para Portugal

Em Outubro de 2016,o ministro dos Negócios Estrangeiros português,Augusto Santos Silva, afastou que exista a possibilidade de que seja necessário um segundo resgate a Portugal.

Esta possibilidade havia sido admitida pelo comissário europeu responsável pelo Orçamento.

Em Outubro de 2016,declarações do comissário alemão. Günther Oettinger em Lisboa apontavam para a possibilidade de “um resgate” para Portugal devido ao evoluir da situação económica e financeira do país.

No dia 29 de Junho de 2016,a Bloomberg citou declarações do ministro alemão, Wolfgang Schäuble,nas quais afirmava que Portugal iria fazer um pedido para um novo resgate. Minutos depois dessas afirmações,o ministro alemão voltou atrás na sua palavra.

Estas foram as suas declarações;

“Portugal vai pedir novo programa de resgate e vai tê-lo”

Minutos depois as palavras proferidas foram outras;

“Portugal tem de cumprir as regras ou corre o risco de precisar de um novo programa de ajuda“

Uma diferencia de semântica.

Fonte;Jornal de Negócios

Montante total do Resgate em Portugal

  • Em 2011 O governo de Portugal ficou sem a possibilidade de recorrer aos mercados para pedir dinheiro emprestado quando os investidores começaram a exigir juros proibitivos para os cofres nacionais.
  •  Em 17 de maio de 2011, os ministros das finanças europeus e o FMI concordaram em emprestar a Portugal 78 mil milhões de euros para financiar o seu défice orçamental, reduzir a dívida pública, sanear o setor bancário e financiar reformas para estimular o crescimento económico e criar emprego.

Fonte;Comissão Europeia

Novo resgate para Portugal nas noticias;

As noticias sobre a possibilidade de um novo resgate financeiro em Portugal têm sido em 2016 associadas,não ao governo português,mas à banca nacional.

Esse resgate poderá ser feito através de financiamento público ou através do recurso aos fundos do Mecanismo Europeu de Estabilidade.

O Mecanismo Europeu de Estabilidade é o mecanismo político e económico da União Europeia que foi criado para assegurar a estabilidade da Zona Euro.