O que devem fazer os emigrantes portugueses na Inglaterra após o referendo

O número certo de emigrantes portugueses na Inglaterra não é conhecido pois grande parte não estão registados nos consulados de portugal naquele país.

Estima-se que vivam perto de meio milhão de portugueses no Reino Unido estando apenas registados no consulado cerca de metade.

Deve notar que neste momento,todos os direitos dos emigrantes portugueses estão garantidos

Este artigo não serve para alarmar mas sim esclarecer e ajudar os emigrantes sobre o seu futuro.Para isso publicamos as recomendações feitas pelo governo português,publicadas no site oficial do Consulado Português em Londres.

Encontra noticias atualizadas sobre a situação dos emigrantes portugueses no Reino Unido,no final do artigo.

A Inglaterra é o país escolhido por milhares de portugueses todos os anos mas com o resultado do referendo britânico,as leis de movimento para os cidadãos da União Europeia deverão ser alteradas.

Também devem ser alterados os direitos sociais que os portugueses beneficiam neste momento por serem membros da União Europeia.

O que devem fazer os emigrantes portugueses para evitar complicações no futuro quando a saída do Reino Unido for efectuada?

Em principio o Reino Unido deverá manter-se por mais dois anos na União Europeia,mas como em politica nada é certo,as coisas podem ser alteradas repentinamente.

Estes são os conselhos do governo português a todos os emigrantes no Reino Unido.

FAZER UM PEDIDO DE RESIDÊNCIA PERMANENTE

Esta é a medida que deve ser imediatamente tomada por todos os portugueses.

Ao fazer o pedido do certificado de residência permanente no Reino Unido poderá precaver complicações no futuro.

Este certificado é concedido a todos os emigrantes que estejam a trabalhar há mais de cinco anos no Reino Unido.

REGISTO NO CONSULADO PORTUGUÊS

Existem dois consulados na Inglaterra,um em Londres e o outro em Manchester.

Consulte os contactos da rede consular no Reino Unido.

FAZER O PEDIDO DE DUPLA NACIONALIDADE

Se preenche os requisitos,deve fazer o pedido de dupla nacionalidade.

Todos os portugueses que fizerem o pedido de dupla nacionalidade ficarão mais seguros no que concerne aos seus direitos sociais no Reino Unido.

Para verificar se cumpre os requisitos leia este artigo.

Não se espera que os emigrantes portugueses sejam deportados no futuro pelo governo britânico,no entanto,deve-se precaver e estar preparado para eventuais complicações impostas por futuras leis do Reino Unido.

Artigos relacionados com o tópico União Europeia;

Portugueses no Reino Unido nas noticias;

17 de Julho 2016

RTP NoticiasO Reino Unido vai deixar a União Europeia a 1 de janeiro de 2019 e novos emigrantes poderão não ser autorizados a ficar no país.

O Brexit ,como é conhecido o processo da saída do Reino Unido da União Europeia,deverá acontecer no dia 1 de Janeiro de 2017.

O Reino Unido admite que poderá recusar autorizações de residência aos emigrantes que chegaram recentemente ao país,isto para evitar que haja uma grande vaga de emigração durante o período de negociações com a União Europeia..

1 de julho

Expresso-“Nada de pânico”, pede Ministro dos Negócios Estrangeiros aos portugueses no Reino Unido

  • Nada de pânico e cabeça fria,foram as recomendações dadas pelo ministro dos Negócios Estrangeiros aos portugueses que vivem no Reino Unido.que estejam preocupados com a sua situação.

29 de junho 2016

Jornal de NoticiasAntónio Costa acalma comunidade portuguesa no Reino Unido

  • Nas palavras do primeiro ministro António Costa, a comunidade portuguesa no Reino Unido tem “todas as razões para estar calma” face à vitória da saída do país da União Europeia no referendo da semana passada.

Primeiros dias após o Brexit;

DNPortugueses vítimas de ataques racistas no Reino Unido após brexit

  • Cidadãos estrangeiros, incluindo portugueses, foram vítimas de ataques racistas no Reino Unido após o referendo que determinou a saída da União Europeia, tendo as autoridades registado mais 57 por cento de queixas de crimes de ódio desde sexta-feira.

Económico – Vieira da Silva: Brexit não vai penalizar portugueses no Reino Unido

  • Ministro do Trabalho considera “muito relevantes” as competências e a qualidade dos cidadãos em causa.

Observador Governo aconselha portugueses no Reino Unido a pedirem dupla nacionalidade

  • Emigrantes portugueses devem pedir estatuto de cidadão permanente e dupla nacionalidade para assegurar direitos sociais. 

Leia também;