Aumento das rendas das casas em 2017

As rendas das casas vão ser atualizadas de uma forma significativa pela primeira vez em dois anos.As rendas deverão aumentar cerca de 0,5% em 2017.

Depois de um período de dois anos em que se verificou um quase congelamento nos seus valores,as rendas de habitação vão ser atualizadas em Janeiro de 2017.

Os valores destes aumentos serão conhecidos em Setembro e deverão se situar em torno dos 0,5% .

Aumento das rendas das casas em 2017

As rendas de habitação serão atualizadas em torno de 0,5% em 2017.

A noticia foi avançada pelo Jornal de Negócios que,a verificar-se,será o maior aumento das rendas desde 2014.

Como são feitos os cálculos dos aumentos dos valores das rendas

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, o Índice de Preços do Consumidor (IPC), excluindo a habitação, registou, no mês de Julho, uma variação média durante os últimos 12 meses de 0,53%.

Este é o indicador utilizado para determinar o aumento das rendas,que utiliza o índice do mês de Agosto.

Quando forem divulgados os valores deste índice relativos ao mês de Agosto,esse será o valor que vai determinar o coeficiente de atualização automática das rendas em Portugal em 2017.

Normalmente,a variação deste índice em cada mês,nunca ultrapassa uma décima percentual,pelo que o valor 0,50%, no aumento das rendas para 2017, deverá estar mais ou menos certo

Os valores das rendas estão sujeitos a atualizações todos os anos.
  • A lei diz que estes aumentos são aplicados de forma automática em função da taxa de inflação.
  • O coeficiente de atualização que se aplica às rendas de habitação,corresponde à variação média do Índice de Preços do Consumidor (IPC), excluindo a habitação, verificada nos últimos 12 meses e para os quais existam dados disponíveis no final do mês de Agosto.